Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional graduada e pós graduada pela Universidade FUMEC e FEAD, professora do ensino fundamental. Atuando em consultório.

"Bons alunos fazem lição sozinhos"

O professor Harris Cooper, do Departamento de Psicologia e Neurociêcia da Duke University, nos Estados Unidos, é epecialistaem lição de casa. Ele esuda o assunto há mais de 20 anos,analisando qual é o impacto que um dever de casa benfeito tem no desempenho escolar do aluno. É significativo. Mas o efeito só será positivo se os pais se envolverem - e da maneira certa. O papel da família se limita a monitorar e dar o exemplo. Fornecer respostas prontas ou ensinar a matéria para os filhos pode ser pior do que não fazer nada. O envolvimento dos pais na lição de casa faz diferença no desempenho escolar dos filhos porque é o melhor momento para se demonstrar o quanto a escola é importante. se o pais são participativos e tem atitude positiva em relação ao dever de casa, muito provavelmente a criança terá a mesma atitude em relação ao aprndizado. Se a atitude for negativa, poderá até gerar atritos com a escola.
As 4 regras de um bom dever de casa: 1- O dever de casa é daciança e não dos pais, a criança deve ser capaz de fazê-lo sozinha. Isso não quer dizer que ela deva se sentir sozinha. Orientaçôes sem exager são bem vindas. 2- Os pais devem acompanhar. Dar o exemplo estimula o aluno. O pai ou a mãe, ou a pessoa que acompanha a criança neste momento podem ler um livro no mesmo instante que o filho está realizando a tarefa. Se a lição for de matemática, o adulto poderá aproveitar para fazer as contas da casa. 3- O dever de casa é para se esforçar, não para arrancar os cabelos. Se a criança está esgotada, é melhor parar e retomar o exercicio em outra hora, de cabeça fresca. Senão pode ficar com raiva da tarefa, da escola, dos pais... e criar resistênia a disciplina. 4- A roina ajuda. Para acabar com o problema de sempre dixar o dever para a ultima hora, é bom estabelecer um horário regular para esta atividade. Ter um cantinho para estudar também ajuda na organização e concentração do aluno. O que mais atrapalha a relação dever de casa, escola, pais, professores e alunos é fazer o dever de casa pelo filho. Sabemos que os melhores alunos fazem as lições sozinhos. O dever é uma exelente oportunidade para o aluno desenvolver habilidades de aprendizado. O envolvimento dos adultos em excesso pode atrapalhar tal desenvolvimento. Deixe seu filho fazer o " Para Casa" sozinho!! A atividade levada para casa é uma continuação do que foi aprendido na sala de aula. Caso ela tenha dúvidas, faça-o raciocinar dando-lhe dicas dos caminhos para se chegar a resposta, mas não faça por ele a atividade, não responda a pergunta e não faça as contas matemáticas. NA HORA DA PROVA ELE É QUEM VAI ESTAR LÁ E NÃO VOCÊ!!

Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: