Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional graduada e pós graduada pela Universidade FUMEC e FEAD, professora do ensino fundamental. Atuando em consultório.

DISGRAFIA

Alteração da escrita que a afecta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do acto de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.
De forma geral, a criança com disgrafia apresenta uma série de sinais ou manifestações secundárias motoras que acompanham a dificuldade no desenho das letras, e que por sua vez a determinam. Entre estes sinais encontram-se uma postura incorrecta, forma incorrecta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido.

Sinais indicadores:
•Postura gráfica incorrecta.
•Forma incorrecta de segurar o instrumento com que se escreve.
•Deficiência da preensão e pressão.
•Ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido.
•Letra excessivamente grande.
•Inclinação.
•Letras desligadas ou sobrepostas e ilegíveis.
•Traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves.
•Ligação entre as letras distorcida.

Problemas associados:
•Biológicos.
•Perturbação da lateralidade, do esquema corporal e das funções perceptivo-motoras.
•Perturbação de eficiência psicomotora (motricidade débil; perturbações ligeiras do equilíbrio e da organização cinético-tónica; instabilidade).

•Pedagógicas
◦Orientação deficiente e inflexível,
◦Orientação inadequada da mudança de letra de imprensa para letra manuscrita,
◦Ênfase excessiva na qualidade ou na rapidez da escrita,
◦Prática da escrita como actividade isolada das exigências gráficas e das restantes actividades discentes.

•Pessoais
◦Imaturidade física,
◦Motora,
◦Inaptidão para a aprendizagem das destrezas motoras,
◦Pouca habilidade para pegar no lápis,
◦Adopção de posturas incorrectas,
◦Défices em aspectos do esquema corporal e da lateralidade.

O que pode fazer:
•Encorajar a expressão através de diferentes materiais (plasticina, pinturas e lápis). Todas as tarefas que impliquem o uso das mãos e dos dedos são positivas.
•Incitar a criança a recortar desenhos e figuras, a fazer colagens e picotar.
•Promover situações em que a criança utilize a escrita (ex.: escrever pequenos recados, fazer convites e postais).
•Fazer actividades como contornar figuras, pintar dentro de limites, ligar pontos, seguir um tracejado, etc.
•Deixar a criança expressar-se livremente no papel, sem corrigir nem julgar os resultados.

Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: